Dicionário de Seguros

Voltar
A+
A-

Confira os termos mais utilizados

MÁ-FÉ

Agir de modo contrário à lei, à moral, aos bons costumes ou ao direito, fazendo-o consciente e propositadamente. Oposto da boa-fé. A má-fé assume nos contratos de seguro especial relevância.

MAINTENANCE BOND (GARANTIA DE PERFEITO FUNCIONAMENTO)

V. Seguro Garantia de Perfeito Funcionamento.

MAL PRACTICE

V. Seguro Responsabilidade Civil Profissional Estabelecimentos Médicos e/ou Odontológicos.

MALA DIRETA DE SEGURO

Forma de comercialização do seguro em que a venda não é feita por agentes e corretores e sim pelo reembolso postal ou por fatura de cartões de crédito.

MALOTE

V. Seguro Transporte de Títulos em Malotes, Seguro Valores.

MALUS

Prêmio adicional aplicado a riscos cuja experiência seja desfavorável ao segurador, utilizado em oposição a bônus.

MANDATÁRIO

Pessoa que executa a ordem ou cumpre mandato de outrem. Nos seguros facultativos, o estipulante é mandatário dos segurados, consoante Art. 21, § 2º, do Decreto-Lei n° 73, de 22.11.66.

MANIFESTO DE CARGA

É o mapa geral dos conhecimentos de carga transportada. Nesse documento são declarados pelo transportador todos os artigos que compõem a carga transportada. No seguro, em geral, as averbações constantes da apólice são transcritas no manifesto por ocasião do embarque.

MÁQUINA (SEGURO DE QUEBRA DE)

V. Seguro Riscos de Engenharia.

MAREMOTO

V. Seguro Riscos Diversos.

MARGEM DE SOLVÊNCIA

V. Solvência.

MARÍTIMO

V. Seguro Marítimo.

MARKETING DE SEGURO

Conjunto de estudos e medidas que proveem estrategicamente o lançamento e a sustentação de um produto no mercado consumidor, garantindo o bom êxito comercial da iniciativa. V. tb. Mercado.

MASSA LIQUIDANDA

Conjunto de bens, direitos e obrigações que resultam da decretação da liquidação de seguradora, sociedade de capitalização, entidade aberta de previdência complementar ou resseguradora local.

MASS-MARKETING

É uma técnica de marketing que visa a melhorar o contato do mercado reservado apenas aos agentes específicos. Aplica-se em seguros industriais, residenciais e vida.

MATEMÁTICA DO SEGURO

V. Ciências Atuariais.

MATERIAL NUCLEAR

Conforme definição da Lei nº 6.453, de 17.10.77, abrange: o combustível nuclear e os produtos ou rejeitos radioativos. V. tb. Combustível Nuclear, Produtos ou Rejeitos Radioativos, Seguro Riscos Nucleares.

MATERIAL RADIOATIVO

V. Material Nuclear, Combustível Nuclear, Produtos ou Rejeitos Radioativos, Seguros Riscos Nucleares.

MATERIAL RODANTE

É a modalidade do ramo Seguros de Riscos Diversos aplicável a qualquer tipo de veículo terrestre que trafegue sobre trilhos.

MAXIMUM FORESEEABLE LOSS (MFL)

PERDA MÁXIMA POSSÍVEL (PMP) É a maior perda que pode ser esperada como consequência de um único evento coberto pela apólice, levando-se em consideração a inoperabilidade do sistema de proteção e prevenção de riscos e a ineficácia e ineficiência dos serviços públicos...

MEDIAÇÃO

A mediação difere da arbitragem e em geral a precede. Na mediação, o terceiro, mediador (ou mediadores, se mais de um), tem a função de aproximar as partes, tão só, para que elas negociem diretamente a solução desejada de sua divergência. Por sua vez, a mediação també...

MEDICARE

É o plano de Seguridade Governamental Norte-Americano para promover a assistência a idosos.

MEDICINA DE SEGUROS

É o estudo e aplicação de metodologia médica especializada na área de investigação e bioestatística necessárias ao embasamento técnico de planos específicos para cada modalidade de seguros de pessoas. Funciona basicamente na aceitação e seleção de riscos e na liquidaç...

MEDICINA LEGAL

Parte da medicina em que se estudam e fornecem os meios de auxiliar a Justiça no estabelecimento da verdade, acerca dos fatos que somente a medicina poderá desvendar ou esclarecer.

MÉDICO DE SEGUROS

V. Medicina de Seguros.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

V. Prevenção, Gerência de Riscos.

MEGA BROKERS

Empresários de corretagem de seguros que dominam os mercados americano e britânico, dispondo de uma imensa rede internacional que lhes permite intervir praticamente em todos os mercados do mundo. V. tb. Corretagem.

MEIO AMBIENTE

Expressão que designa, de forma abrangente, o total de características do meio ecológico. V. tb. Seguro responsabilidade civil, poluição ambiental.

MENOR DE IDADE

Diz-se daquele que, não tendo alcançado ainda o mínimo de idade que a lei determina, carece de plena capacidade civil. A incapacidade determinada pela menoridade cessa aos 18 (dezoito) anos completos, idade em que o indivíduo atinge sua maioridade. Não só a maioridade...

MENSURAÇÃO DO RISCO

É a prática de avaliar o risco com fins quantitativos, apurando o valor aproximado dos possíveis sinistros a partir de dados estatísticos ou a perda máxima possível, quando da ausência de dados, de forma que o prêmio de seguro reflita esses resultados.

MERCADO

Em sentido amplo, designa a localidade considerada pelo conjunto de comerciantes e de estabelecimentos comerciais em que se realizam as várias operações de comércio, sem atenção à sua espécie ou natureza. Também é empregado o termo praça com o mesmo sentido de mercado...

MERCADO ALTERNATIVO

Mecanismos não-tradicionais utilizados para o financiamento de risco. Isso inclui as seguradoras cativas. Retenção de risco dentro do próprio grupo econômico.

MERCADO COMUM DO CONE SUL

V. Mercosul e Merco-seguros.

MERCADO SEGURADOR

Referente ao Mercado Brasileiro de Seguros. V. tb. Mercado.

MERCADOLOGIA DE SEGURO

V. Marketing de Seguro.

MERCADORIA (S)

É toda coisa apreciável economicamente, ou seja, capaz de ter o seu valor convertido em dinheiro (sentido amplo). Para o ramo Transportes é toda a coisa, objeto do comércio, que está sendo transportada com emissão de nota fiscal. V. tb. Seguro Transportes de Mercadori...

MERCO-SEGUROS

É a organização criada pelas associações de entidades privadas que operam na atividade de seguro e resseguro nos 4 (quatro) países-membros do Tratado do Mercosul, com o objetivo de estudar as questões relativas a tal atividade e verificar o que pode ser feito para que...

MERCOSUL

Mercado Comum do Sul. É o mercado integrado pelos seguintes países: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A sua área de abrangência ampliou-se bastante com a entrada de vários membros-associados, como o Chile, a Bolívia, o Peru, o Equador e a Colômbia. A Venezuela, a...

MICROCRÉDITO

Termo utilizado para designar uma variedade de empréstimos de baixo valor destinados a populações de baixa renda, normalmente identificadas pelo seu ramo de negócio, que, usualmente, não têm acesso às formas convencionais de crédito.

MICROFINANÇAS

Toda e qualquer modalidade de serviços financeiros, incluindo empréstimos, poupanças e outras operações, especializados em populações de baixa renda.

MICROSSEGURO

É a proteção securitária fornecida por entidades autorizadas a operar no País, o qual visa, primordialmente, a preservar a situação socioeconômica, pessoal ou familiar da população de baixa renda contra riscos específicos, mediante pagamento de prêmios proporcionais à...

MIGRAÇÃO DE APÓLICES

É a transferência de apólice coletiva, em período não coincidente com o término da respectiva vigência.

MITIGAÇÃO DE RISCO

É todo e qualquer procedimento, ou metodologia, utilizado para diminuir a probabilidade de ocorrência de um risco, geralmente praticado durante as fases de planejamento de uma instalação ou operação.

MODALIDADE

Denominação dada às subdivisões dos ramos de seguro, de forma a atender às várias particularidades específicas dos riscos.

MODELO

É aquilo que serve como padrão. No Brasil, os modelos de propostas, bilhetes, apólices, certificados, etc. devem ser previamente aprovados pela SUSEP.

MODIFIED RESERVES

V. Provisão Matemática Modificada.

MOEDA ESTRANGEIRA

É qualquer espécie de moeda não adotada pelo sistema monetário brasileiro.

MOEDA NACIONAL

É qualquer espécie de moeda, adotada pelo sistema monetário do Brasil, para servir de meio de troca nas operações comerciais e de pagamento em qualquer espécie de obrigação.

MONOPÓLIO

Regime em que se dá o direito ou a faculdade a uma pessoa, estabelecimento ou instituição para que, com exclusividade, produza, venda ou exerça determinadas atividades. O monopólio diz-se de direito quando é fundado numa autorização legal. De fato, quando resulta de c...

MONTEPIO

Deriva de monte (fundo) e pio (de finalidade piedosa). Designa a instituição formada com o objetivo de dar às pessoas que nela ingressam, mediante contribuição mensal, ou como for estabelecido, assistência em caso de moléstia e/ou pecúlio, ou pensão à família, em caso...

MORAL HAZARD

Circunstância que agrava a probabilidade de perda devido à atitude de indiferença do segurado diante do risco coberto pelo seguro. V. Risco Moral.

MORBIDITY TABLE (TÁBUA DE MORBIDADE)

Tabela contendo os índices de incidência de doenças em um determinado grupo de pessoas sadias, em determinado espaço de tempo. Utilizada no Seguro Saúde.

MORTALIDADE

V. Taxa de Mortalidade, Tábua de Mortalidade.

MORTALITY TABLE

V. Tábua de Mortalidade.

MORTE ACIDENTAL

Morte do segurado decorrente de acidente.

MORTE NATURAL

Morte do segurado decorrente de causas naturais.

MORTE PRESUMIDA

V. Ausência.

MORTE VOLUNTÁRIA

Suicídio. É a que o segurado procura por sua própria vontade. De acordo com o Código Civil Brasileiro, o beneficiário não tem direito ao capital estipulado quando o segurado se suicida nos dois primeiros anos de vigência do contrato.

MOSTRUÁRIO

V. Seguro Mostruários sob a Responsabilidade de Viajantes Comerciais, Seguro Riscos Diversos.

MOTIM

É o levantamento, a agitação ou movimento de revolta do povo contra a autoridade constituída ou contra quem legitimamente manda ou governa. V. Seguro tumultos, Seguro Riscos Diversos, Seguro Riscos de Engenharia.

MOVIMENTO DE NEGÓCIOS

É o total das quantias auferidas ou a receber por mercadorias vendidas ou por serviços prestados, no curso das atividades do segurado nos locais mencionados na apólice de Lucros Cessantes. V. tb. Movimento de Negócios Padrão.

MOVIMENTO DE NEGÓCIOS PADRÃO

Equivale ao Movimento de Negócios durante os mesmos meses do Período Indenitário no ano anterior ao da ocorrência do sinistro coberto pela apólice de Seguro Lucros Cessantes. V. tb. Movimento de Negócios.

MULTIPLE PERIL INSURANCE (SEGURO MULTIRRISCO)

É um tipo de seguro que cobre vários riscos numa só apólice. Nem sempre os riscos cobertos são individualmente nomeados, como é o caso de várias modalidades do ramo de Seguro de Riscos Diversos, onde as condições dispõem sempre que estão cobertos todos os riscos de or...

MULTIRISCOS

V. Seguro Multirrisco.

MUTUALIDADE

Sistema de previdência cujos sócios contribuem com certa soma de dinheiro para os encargos do grupo e se unem pelos deveres de solidariedade recíproca. V. tb. Entidade Aberta de Previdência Privada, Entidade Fechada de Previdência Privada.

MUTUALISMO

É um dos princípios fundamentais que constitui a base de toda a operação de seguro. A reunião de um grande número de expostos aos mesmos riscos possibilita estabelecer o equilíbrio aproximado entre as prestações do segurado (prêmio) e as contraprestações do segurador ...